Para determinar o valor de um produto ou serviço, é necessário que seja levado em consideração todos os gastos incorridos durante o processo produtivo e que estão direta ou indiretamente associados à atividade-fim. Desta forma, obtêm-se os custos de produção.
Fundamental em qualquer tipo de negócio, os custos de produção também se fazem presentes e indispensáveis no agronegócio, contribuindo para uma gestão eficiente e sustentável de suas atividades.
Representando todos os gastos envolvidos desde o preparo do solo até a comercialização dos produtos, os custos de produção no agronegócio abrangem uma ampla gama de elementos, uma série de etapas e análises detalhadas para que o cálculo seja realizado de forma correta.
Como calcular o custo de produção total no agronegócio?
Primeiramente, entenda que, de forma resumida, para gerar os custos, você deverá sempre considerar três importantes dados:
Custos fixos: representam os custos que apresentam pequena ou nenhuma variação de acordo com a produção, onde destacam-se a mão de obra operacional fixa da unidade produtiva, custo de arrendamento, impostos da fazenda, dentre outros;
Custos variáveis: representam o maior montante de recursos investidos e estão diretamente ligados ao nível de produção, onde destacam-se insumos agrícolas, mão de obra temporária, bonificação por safra, frete interno, dentre outros;
Despesas: abrangem gastos necessários para manter as operações agrícolas, mas que não possuem conexão direta com a produção, onde destacam-se manutenção de escritórios administrativos (salários, aluguel ou manutenção, softwares, etc.), consultorias contábeis, despesas financeiras, dentre outros.
A partir da soma destes custos e despesas, é que o produtor rural obtém a informação quanto ao seu custo total de produção. E para que seja possível obter o custo unitário, seja por hectare ou por unidade produzida, faz-se necessário uma análise detalhada, onde destacam-se os pontos abaixo:
• Detalhada quantificação dos insumos consumidos;
• Alocação de mão de obra ou definição quanto a critério de rateio;
• Alocação do maquinário ou definição quanto a critério de rateio;
• Critérios de rateio das despesas, dentre outros.
Em síntese, o cálculo dos custos de produção no agronegócio demanda um bom controle financeiro e conhecimento detalhado dos processos envolvidos na atividade agrícola.
Custos de produção e valor de venda
O valor de venda de um produto é determinado por uma série de fatores que refletem tanto aos custos de produção quanto às condições do mercado e percepção de valor pelo consumidor.
Normalmente, após realizar os custos de produção, a empresa aplica a porcentagem de lucro que deseja obter e forma o valor de venda.
Mas é importante ressaltar que, diferente de outros tipos de negócio, o produtor rural não poderá se basear nos custos de produção para calcular o seu valor de venda.
No caso das commodities agrícolas, a formação do valor de venda não é definida pelo produtor, mas sim pelo mercado, dado que as cotações sofrem influências de variáveis externas como:
• Condições de oferta e demanda (condições climáticas, safras, polícias governamentais, importações etc.);
• Padrões de qualidade de padronização;
• Fatores macroeconômicos (taxas de câmbio, políticas monetárias, instabilidades, flutuações na moeda etc.);
• Eventos globais e geopolíticos (desastres naturais, mudanças regulatórias etc.).
Como o objetivo de qualquer negócio é manter a rentabilidade, cabe ao produtor rural realizar o processo inverso, que é analisar previamente as perspectivas futuras de preços para a safra vindoura e, a partir desta premissa, definir, dentro do que é possível, as culturas a serem cultivadas e seus custos máximos de produção.
Partindo disso, o produtor passa a ter clareza das necessidades de ajustes que poderá realizar em diversas áreas (operacional, administrativa e financeira) para manter a sustentabilidade e rentabilidade do negócio.
O uso da tecnologia a favor da redução nos custos de produção
Com soluções inovadoras e eficientes para diversos aspectos das atividades no agronegócio, a tecnologia tem se tornado uma ferramenta importante quando o assunto é a otimização dos recursos da fazenda para a redução nos custos de produção.
Conheça algumas maneiras de utilização da tecnologia para esta finalidade:
Automação de processos: o uso de drones, robótica e sistemas de automação permite a realização de tarefas rotineiras no campo de maneira mais eficiente e precisa, reduzindo a dependência de mão de obra humana, minimizando os custos com trabalho manual, reduzindo falhas e otimizando os processos.
Monitoramento remoto e sensoriamento: com o uso da tecnologia de monitoramento remoto e sensoriamento, incluindo sensores de solo, estações meteorológicas automáticas e imagens de satélite, é possível que os produtores monitorem as condições das lavouras em tempo real, contribuindo para a detecção precoce de problemas na otimização do uso de insumos e na redução de perdas.
Gestão de dados e agricultura de precisão: ao combinar a coleta e análise de dados com técnicas de agricultura de precisão, o produtor rural poderá contar com uma gestão eficiente de seus recursos, tomar decisões assertivas e otimizar o manejo das culturas.
Uso de máquinas e equipamentos inteligentes: as máquinas e equipamentos com tecnologias avançadas, como GPS, sensores e sistemas de telemetria, aumentam a eficiência operacional e reduzem os custos de combustível, manutenção e horas de trabalho.
Energias renováveis e sustentáveis: possibilidade de redução com energia elétrica e combustíveis, contribuindo para a redução dos custos a longo prazo, preservando os recursos naturais e promovendo a sustentabilidade ambiental.
Em suma, a tecnologia tem ganhado espaço dentro das fazendas, desempenhando um papel importante, além da modernização, no aumento da eficiência, produtividade e rentabilidade das operações, garantindo que o produtor rural possa se manter competitivo no mercado atual.
Obtenha um controle detalhado dos custos de produção do seu agronegócio
O controle e análise dos custos de produção são essenciais para garantir uma gestão eficiente e sustentável das atividades em suas unidades de produção, oferecendo uma compreensão clara para identificar áreas de otimização, tomar decisões estratégicas, controlar seu fluxo de caixa e buscar alternativas para reduzir seus riscos financeiros e maximizar a rentabilidade de suas operações.
A CCAB Projetos atua com uma equipe de especialistas diretamente no campo, olhando para a gestão financeira do agronegócio de forma assertiva, oferecendo ao produtor rural uma abordagem técnica e analítica para a realização do cálculo dos custos de produção, reunindo dados importantes para tomadas de decisões que manterão a prosperidade e continuidade do negócio.
Conheça nossas soluções para uma Assessoria Administrativo-Financeira completa e conte com o apoio necessário para a rentabilidade e saúde financeira de seu agronegócio.
No agronegócio, onde os ciclos produtivos são longos e as variáveis externas podem mudar rapidamente,…
Saiba maisO planejamento estratégico é o processo direcionador de uma empresa para o longo prazo. Esse…
Saiba maisNo agronegócio, especialmente devido às suas características e dependência de fatores externos, como condições climáticas,…
Saiba mais