Uma gestão financeira bem estruturada e uma Governança estabelecida, são dois dos pilares essenciais para garantir a sustentabilidade e crescimento contínuo das operações no agronegócio.
Mas afinal, você sabe o que é Governança e como ela impacta diretamente na gestão financeira?
Partindo de 4 princípios: transparência, equidade, accountability (prestação de contas) e responsabilidade corporativa, a Governança é um conjunto de regras, práticas e processos que facilitam a gestão de forma a orientar e direcionar as atividades de uma empresa, garantindo a eficiência, ética e transparência para atender às necessidades, direitos e responsabilidades de todos os envolvidos, incluindo acionistas, funcionários, clientes e fornecedores.
Uma boa Governança deve conter componentes essenciais bem definidos, como:
1. Estrutura de Governança: a segregação de funções e a definição clara de responsabilidades são fundamentais para evitar conflitos de interesse e promover a tomada de decisão independente, uma ferramenta muito utilizada é a matriz de responsabilidade ou matriz RACI;
2. Transparência: envolve a divulgação de informações relevantes a todos de forma precisa e transparente. Aplicado na área financeira, este ponto envolverá relatórios financeiros auditados, práticas de contabilidade consistentes e o respeito às normas. Destaca- se que a promoção da transparência pode ser aplicada com a adoção de Painel de indicadores e gestão, este com BI ou gráficos de claro entendimento;
3. Gerenciamento de riscos: as práticas de governança devem incluir um sistema robusto de controle interno e auditoria, além de uma abordagem proativa para a gestão de riscos financeiros, operacionais, de mercado, ambientais, dentre outros. Mercadologicamente falando, a adoção de sistemas que atendem a ISO 31000 pode auxiliar na gestão dos riscos corporativos;
4. Conformidade e ética: leis e regulamentos, assim como a promoção de uma cultura ética dentro da organização, são pilares essenciais. Programas de compliance e códigos de conduta ajudam a garantir que a empresa opere dentro dos parâmetros legais e éticos. Uma boa prática é adoção de escolas corporativas que possuem a responsabilidade de manter a cultura do compliance e conformidades sempre ativas, além de promover a positivação institucional dos controles e procedimentos.
Apesar dos desafios da Governança no agronegócio, quando ambas as práticas são aplicadas em conjunto, é possível obter uma gestão eficiente dos recursos financeiros, garantindo estabilidade e crescimento sustentável, além de colaborar para a proteção de investimentos e imagem da empresa perante o mercado.
Confira abaixo os 6 principais impactos da Governança na gestão financeira:
A implementação da Governança Financeira é um processo estratégico e contínuo que visa aprimorar a gestão financeira e operacional da empresa.
No agronegócio, esse processo envolve, principalmente, a criação de uma estrutura sólida de controles, a adoção de práticas transparentes e a gestão eficaz de riscos. Desta forma, é importante que você:
Atuamos com ferramentas e soluções que promovem uma Governança eficiente, apoiando empresas do agronegócio a se estruturarem e crescerem exponencialmente.
Conte com nossa equipe multidisciplinar e tenha o efetivo acompanhamento de sua gestão financeira, obtendo assertividade e transparência.
Conheça mais sobre nossas soluções em Assessoria Administrativo-Financeira e fale com a gente.
No agronegócio, onde os ciclos produtivos são longos e as variáveis externas podem mudar rapidamente,…
Saiba maisO planejamento estratégico é o processo direcionador de uma empresa para o longo prazo. Esse…
Saiba maisNo agronegócio, especialmente devido às suas características e dependência de fatores externos, como condições climáticas,…
Saiba mais